Você sofre de ansiedade excessiva?

Saiba como identificá-la

 

A ansiedade é um termo genérico que caracteriza diversos distúrbios causadores de nervosismo, medo, apreensão e preocupação. 

O sentimento de ansiedade é uma reação que todos experimentam diante de algumas situações do cotidiano, como falar em público, entrevistas, provas, encontros, exames laboratoriais etc. 

Contudo, algumas pessoas vivenciam essa experiência de forma mais intensa e frequente, podendo comprometer sua saúde e qualidade de vida.

Quer saber quando a ansiedade ultrapassa os limites e acaba se transformando em um transtorno do humor? Então continue conosco e descubra.

 

O que é o transtorno de ansiedade

 

De acordo com o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o transtorno de ansiedade é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva com algo que não condiz com a realidade.

 

Pesquisas realizadas na área revelam que o distúrbio está ligado aos neurotransmissores que dão ao cérebro a sensação de bem-estar e felicidade, como a serotonina e a dopamina.

 

O estudo também sugere que fatores genéticos, qualidade de vida, alimentação e estresse podem contribuir para desencadear o distúrbio.

 

Sintomas

 

Abaixo, listamos alguns sintomas que podem estar relacionados ao transtorno de ansiedade. Caso você apresente três ou mais desses comportamentos, procure a ajuda de um profissional.

  • Alterações do sono

Quem sofre com distúrbio de ansiedade, costuma sentir dificuldades em ter uma boa noite de sono, além de passar por episódios de insônia em vésperas de eventos importantes, como uma reunião de negócios ou apresentação de trabalhos escolares.

Ao se deitar, o indivíduo também não consegue parar de pensar no que fez durante o dia, capaz de passar a noite em claro planejando tudo o que fará no dia seguinte, podendo chegar a sonhar e acordar pensando em soluções para cada questão.

  • Tensão Muscular

Você sofre com dores constantes nas costas, ombros e nuca? Então é bom ficar atento. Quem é acometido pelo distúrbio de ansiedade costuma sentir dores na região do pescoço, às vezes são tão fortes, que impossibilitam o pescoço de virar para os lados.

Quanto maior for o estresse, a preocupação e o medo, maior também a chance de complicações na região cervical.

  • Medos Irracionais

Medo de fracassar em uma tarefa, ser exposto, perder algum bem precioso, solidão, abandono ou medo de não ser bom o suficiente podem ser indicativos de um transtorno de ansiedade.

Pessoas que costumam exagerar na autocrítica são as que mais se sentem incapazes de concluir as tarefas do cotidiano, pois o excesso de preocupação compromete sua autoconfiança.

Tratamentos para controlar a ansiedade

  • Atividade Física

A atividade física pode ser uma grande aliada no controle do transtorno de ansiedade, portanto, é recomendado reservar um tempo do seu dia para uma corrida, caminhada ou qualquer outro exercício que o traga prazer.

Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a fortalecer as defesas do corpo, prevenir a obesidade e doenças do coração, além de aumentar o bem-estar, a disposição para concluir tarefas e a produtividade no trabalho.

Se exercitar também contribui para a melhora da saúde mental e diminuição da insônia, pois regula o sono através da liberação de endorfina, uma enzima capaz de diminuir a ansiedade e o estresse.

 

  • Meditação

A eficácia da meditação no combate à ansiedade e distúrbios do humor já foi comprovada por diversos especialistas. 

Meditar regularmente aumenta o córtex pré-frontal esquerdo, região do cérebro responsável pela felicidade e bem-estar.

Apenas dez minutos de meditação por dia são suficientes para começar a surtir efeito e melhorar a qualidade de vida.

 

  • Alimentação saudável

Manter um corpo saudável é fundamental para conseguir total controle sobre a ansiedade excessiva, depressão e outros distúrbios da mente.

Alimentos com alta concentração de triptofano são ótimas maneiras de melhorar o humor e proporcionar uma deliciosa sensação de bem-estar, porque ajudam na formação de serotonina, hormônio que regula o humor e o sono.

É possível encontrar o triptofano em alimentos ricos em proteína, como carnes, ovos, peixes, queijo, amendoim e castanha de caju.

 

Aqui na Phytos Fórmula estamos preparados para apoiá-lo no seu tratamento com os melhores suplementos no combate à ansiedade.

Fale conosco pelo whatsapp (11) 95347-4116.

Fale Conosco

Medicamento é qualidade de vida, manipulação é Phytos Formula - Farmácia Zona Norte - São Paulo - Direitos reservados

Av. Água Fria, 1315   •  São Paulo  •  SP • CEP 02333-001 +55 11 2261.3555 / 2263.1605  •  M.S. nº 1.35.536-5 • CNPJ 04.052.298/0001-34

Farm. Resp. Dra. Julliana Mandia G. C. Machado  •  CRFSP 61.053 

Phytos Fórmula a sua farmácia de manipulação em São Paulo - Zona Norte
0