Gordura visceral: O que é? Como surge? Como fazemos para eliminá-la?

8 questões sobre gordura visceral importantes para a sua saúde

 

1 - O que é gordura?

Gordura é um tipo de tecido que nós temos no corpo, chamado de tecido adiposo, que pode estar presente em diversas partes do nosso corpo.

 

2 - Como surge?

Na região abdominal, temos gordura especialmente de duas formas: a primeira é a gordura subcutânea, que se encontra entre a pele e o músculo; a segunda, é a gordura visceral que fica logo atrás do músculos do abdômen e reveste nossos órgãos internos, como fígado, intestino, rins, coração, pâncreas e estômago. Essa gordura tem como principal função proteger esses órgãos.

 

3 - Quais são os riscos?

Tanto a gordura subcutânea como a gordura visceral em excesso são fatores de risco para a saúde. Contudo, o excesso de gordura visceral é ainda mais maléfico do que a gordura subcutânea.

 

4  - A medida que se acumula esse tipo de gordura em nosso organismo, começa a ocorrer alterações metabólicas e hormonais importantes, levando a uma inflamação crônica que permite o surgimento de hipertensão, obesidade, dislipidemia, aterosclerose, diabetes, entre outras doenças.

 

5 - Como age em homens, mulheres, crianças e adolescentes?

Homens tendem a acumular mais gordura visceral do que as mulheres. Isso ocorre devido ao conjunto de fatores metabólicos e hormonais presente em cada sexo.

Vale ressaltar também o aumento expressivo do nível de gordura visceral - cada vez mais cedo - em crianças e adolescentes.

 

6 - Como minha gordura visceral aumenta?

Pacientes que não possuem hábitos de vida saudáveis e que têm sua alimentação baseada em produtos industrializados, processados e ricos em açúcar -  juntamente com o sedentarismo -  aumentam muito o nível de gordura visceral no organismo.

 

7 - Como sei se o meu nível de gordura visceral está alto?

Uma forma de sabermos se nossa gordura visceral está aumentada ou não é medindo nossa circunferência abdominal.  Valores acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens já mostram um aumento expressivo no nível de gordura visceral.

Tais parâmetros, juntamente com outros critérios, levam ao que chamamos de síndrome metabólica, que é um conjunto de alterações que elevam o nosso risco cardiovascular.

 

8 - Como eu diminuo minha gordura visceral?

Tendo como aliados principais a boa alimentação e a atividade física, é importante adquirir hábitos de vida saudáveis, que promovam a diminuição da sua gordura visceral.

 

Por exemplo, a medida em que ingerimos alimentos de qualidade e praticamos atividade física, nosso corpo usa essa gordura como fonte de energia gerando sua redução e consequentemente o emagrecimento.

 

Por isso, é importante contar com um profissional de saúde que seja capacitado para promover o tratamento adequado, visando melhorar a sua qualidade de vida.

 

 

Dr. Lazaro da Silva Lourenço

CRM:171804-SP

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Fale Conosco

Medicamento é qualidade de vida, manipulação é Phytos Formula - Farmácia Zona Norte - São Paulo - Direitos reservados

Av. Água Fria, 1315   •  São Paulo  •  SP • CEP 02333-001 +55 11 2261.3555 / 2263.1605  •  M.S. nº 1.35.536-5 • CNPJ 04.052.298/0001-34

Farm. Resp. Dra. Julliana Mandia G. C. Machado  •  CRFSP 61.053 

Phytos Fórmula a sua farmácia de manipulação em São Paulo - Zona Norte
0