Cuidado com a ansiedade!

Quem nunca se sentiu ansioso diante de uma situação atípica? Aquele frio na barriga, para algumas pessoas é tão forte que atrapalha na realização de suas atividades, podendo até desencadear outras doenças.


A ansiedade é um sentimento que pode gerar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de aperto no peito, tremores, pensamentos negativos, insegurança e a sensação de que algo terrível está para acontecer.


Felizmente esse distúrbio pode ser tratado, devolvendo ao paciente uma vida tranquila e produtiva. Confira mais informações em nosso artigo a respeito dessa condição psicológica que afeta a vida de muitos.

O que é ansiedade


A ansiedade é uma resposta a uma ameaça ou algum estresse, sentida em alguns momentos por todas as pessoas. Tendo sua origem no medo, a ansiedade desempenha um importante papel para a sobrevivência, preparando o corpo para eventuais necessidades de fuga ou luta.


Porém, quando a ansiedade aparece em momentos onde não há perigo iminente e apresentando uma duração mais longa a ponto de interferir nas tarefas diárias, ela pode ser considerada um transtorno.


Causas


Ainda não é possível definir quais são os motivos que desencadeiam a ansiedade, mas ela pode ser compreendida entre experiências traumáticas, características hereditárias ou o efeito colateral de algum medicamento.


Fatores hormonais, como menopausa e estresse também podem ser responsáveis por desencadear o distúrbio, fazendo com que as mulheres representem o dobro de número de casos do transtorno do que os homens.


A ansiedade também pode ser sintoma de alguma outra doença, como diabetes, hipotireoidismo ou doenças cardíacas.


Tipos de ansiedade


O transtorno de ansiedade pode ser dividido em diversas categorias, cada uma com diferentes níveis de gradação.


Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O TAG ocorre quando o sentimento de ansiedade dura por um longo período, interferindo nas atividades diárias, apresentando sintomas como dificuldades para dormir, dores musculares e indigestão.


Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causando muito sofrimento e interferindo no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.


Síndrome do pânico

Essa é uma categoria de transtorno de ansiedade onde ocorrem crises repentinas de desespero e medo de que algo ruim está para acontecer, mesmo que não haja motivo algum para isso.


Quem sofre de síndrome do pânico passa por crises de medo de modo recorrente e inesperado, seguido de preocupação com a possibilidade de ter novos ataques e as suas consequências, dificultando a rotina do dia a dia ou por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter outras complicações decorrentes desses episódios.


Fobia Social

O transtorno de fobia social é caracterizado por desconforto e pavor em situações sociais, como conhecer um ambiente novo, conhecer novas pessoas, falar em público, pedir informações a desconhecidos, entre outras.


Quem sofre com esse transtorno se sente apavorado apenas em pensar em ir a uma festa ou qualquer outro evento que será necessário interagir com outras pessoas, passando a evitar qualquer contato social.


Tratamentos


A melhor maneira de tratar o distúrbio de ansiedade é procurar um especialista. Esses profissionais são altamente indicados para diagnosticar o problema e receitar o tratamento adequado.


Se a ansiedade for causada por algum problema físico, o tratamento da doença já será o suficiente para se eliminar dos sintomas, porém, se a causa estiver em outros fatores, como a genética, é necessário partir para outra abordagem, que envolve o uso de medicamentos e terapia.


Se você ou alguém que você conheça apresenta alguns dos sintomas de distúrbio de ansiedade, procure a ajuda de um profissional quanto antes, evitando que o problema cause complicações em sua vida.


A Phytos Fórmula possui laboratórios que são equipados e estruturados para atender 100% das normas da vigilância sanitária e entregar medicamentos feitos com a mais alta qualidade e tecnologia. Acesse nosso site e saiba mais.


Fale Conosco

Medicamento é qualidade de vida, manipulação é Phytos Formula - Farmácia Zona Norte - São Paulo - Direitos reservados

Av. Água Fria, 1315   •  São Paulo  •  SP • CEP 02333-001 +55 11 2261.3555 / 2263.1605  •  M.S. nº 1.35.536-5 • CNPJ 04.052.298/0001-34

Farm. Resp. Dra. Julliana Mandia G. C. Machado  •  CRFSP 61.053 

Phytos Fórmula a sua farmácia de manipulação em São Paulo - Zona Norte
0