Insônia: Entenda mais sobre o distúrbio do sono

Você chega em cansado do trabalho, toma um banho, janta e quando finalmente se deita para dormir, simplesmente não consegue pegar no sono, ou não consegue ter um sono reparador, acordando cansado no dia seguinte? Isso pode ser um problema de insônia.


O tempo necessário de sono varia de pessoa para pessoa, mas, o mínimo de horas recomendadas é cerca de sete horas diárias para acordar totalmente revigorado na manhã seguinte.


Durante o sono, o organismo volta à condição que iniciou o dia, relaxando os músculos, reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de consolidar a memória e controlar a temperatura corporal.


Mas, se dormir é tão importante, por que temos insônia? Para responder essa pergunta, temos que começar entendendo o que é esse distúrbio do sono.


O que é insônia?


A insônia é um distúrbio onde ocorre a incapacidade de iniciar ou manter o sono. Quem sofre desse mal, costuma acordar sem disposição, com problemas de humor, estando na maioria das vezes mal-humorado e com o desempenho prejudicado no trabalho e nos estudos.


O distúrbio do sono pode ser primário, quando não há nenhuma doença como causa, ou secundário, quando é sintoma de alguma condição médica. Em todos os casos, pessoas com insônia possuem sua qualidade de vida prejudicada pela falta de sono.