top of page

Confira 4 dicas incríveis para atingir o equilíbrio entre a mente e o corpo


Alcançamos a saúde plena apenas quando conquistamos o completo bem-estar físico e mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), indo na contramão do que se acreditava, onde apenas a “ausência de doenças” já era indicativo de boa saúde.

Como mente e corpo estão ligados, é fundamental manter um equilíbrio entre ambos para afastar transtornos e garantir mais qualidade de vida. Com base nisso, muitas pessoas estão começando a cultivar hábitos saudáveis, além de praticar atividade física e manter uma boa alimentação.

Se você também deseja manter o equilíbrio do corpo e mente, então não deixe de ler este artigo! Preparamos ótimas dicas sobre o assunto.

Valorize o sono

Cada pessoa tem o seu próprio relógio biológico e necessidades específicas, porém, garantir pelo menos 7 horas de sono é essencial para manter um corpo saudável, já que uma noite bem dormida reforça a imunidade, renova as células e consolida a memória.

Quando somos privados de uma boa noite de sono, costumamos nos irritar com mais facilidade, além de sentir mais cansaço e dores de cabeça, portanto, comece agora mesmo a criar bons hábitos para dormir bem.

Caso não consiga reservar de 7 a 8 horas diárias para descansar, é possível compensar com a famosa soneca após o almoço. Se não puder, tente cochilar quando tiver um tempo livre, mas nada de abusos.

Outra dica bacana é evitar o consumo de alimentos pesados à noite e procurar não utilizar celulares ou tablets na cama. O ideal é interromper o uso desses dispositivos pelo menos uma hora antes de se deitar.

Crie o hábito de se alimentar bem

Manter uma boa alimentação é um ponto básico para equilibrar a mente e o corpo. Aproveite a grande variedade de alimentos a disposição nos restaurantes por quilo e monte um prato diversificado, com legumes, verduras e carnes magras.

Se preferir, leve a própria marmita para o trabalho. Não tenha medo de encarar o fogão, pois com uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diversas receitas simples e rápidas de fazer, que podem ser guardadas em recipientes e congeladas para serem consumidas durante toda a semana.

Para o lanche da tarde, nem pense em consumir produtos industrializados. Dê prioridade para receitas saborosas que utilizem alimentos orgânicos. Frutas também são uma ótima opção para quando bater a vontade de um lanchinho rápido.

Meditação

O ato de meditar é estar com a consciência no momento presente, esvaziando a mente e deixando os pensamentos fluírem, possibilitando a vivência no aqui e agora.

Praticar a meditação garante benefícios relacionados à saúde física e mental do praticante, de modo que, ao incorporá-la na rotina, está indo de encontro à harmonia entre o corpo e a mente.

O combate ao estresse, depressão e ansiedade também estão entre os benefícios dessa prática milenar, além do fortalecimento do sistema imunológico. Sendo assim, procure criar o hábito de sentar e focar na respiração. Logo perceberá como vale a pena.

Agora que você já sabe como atingir o equilíbrio entre o corpo e mente, que tal conhecer nosso site e descobrir como podemos ajudá-lo a viver uma vida mais saudável? Clique e confira!

bottom of page