top of page

Ansiedade na Menopausa

A ansiedade é uma das principais condições de saúde mental enfrentadas durante a Menopausa


Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2030, cerca de 1 bilhão de mulheres estará atravessando a tão temida menopausa. O climatério, período de transição na vida da mulher, vai dos 40 aos 65 anos de idade e marca o encerramento de sua fase reprodutiva.


A menopausa não é somente uma fase de transformações biológicas, ela impacta diretamente no comportamento e no bem-estar das mulheres, que acabam vivenciando oscilações entre tristeza, contentamento, irritabilidade, melancolia, angústia e ansiedade, por conta da redução na produção de hormônios. O estrogênio é o principal responsável pelo ciclo menstrual e, quando a mulher chega nesta etapa da vida, os níveis desse hormônio no organismo reduzem consideravelmente. Dessa forma, a ocorrência da ovulação e da menstruação diminui até deixar de existir.


De acordo com uma pesquisa publicada na revista Menopause, mais de 40% das mulheres na menopausa relatam aumento da ansiedade e de sintomas depressivos no período.

A ansiedade é uma das principais condições de saúde mental enfrentadas por indivíduos em todo o mundo. No Brasil, a ansiedade afeta cerca de 18,6 milhões de pessoas, segundo dados da OMS, tornando-se um problema de saúde pública.



Uma das estratégias mais eficazes para reduzir os sintomas da menopausa é o exercício físico. Estudos mostram que a prática de atividade física melhora o humor, reduz a ansiedade e alivia os sintomas físicos da menopausa, como as ondas de calor, além de ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que também reduz os sintomas da ansiedade.


Além disso, existem outras estratégias que podem auxiliar na redução da ansiedade durante a menopausa e melhorar a qualidade de vida, como a Pinetonina®, indicada para pessoas que sofrem com distúrbios de ansiedade, estresse, insônia, agitação e sintomas da TPM e da Menopausa.

Ela alivia a ansiedade, pois ajuda a diminuir os níveis do hormônio responsável pelo estresse, melhora o humor e traz bem-estar, sem causar sonolência ou sedação, diferente de outros medicamentos destinados ao controle do estresse.




Na Phytos você encontra a Pinetonina na versão spray nasal, solicite seu orçamento!








Kommentare


bottom of page